Hoje iremos compartilhar com vocês, um pouquinho do processo de produção do fio Barroco Natural, da @circuloprodutos. Vem com a gente!

Nessa primeira foto, é o algodão logo após a chegada na fábrica da Círculo. O algodão que eles utilizam é oriundo de fazendas do Mato Grosso, que prezam por sustentabilidade. Após o recebimento da matéria prima, o algodão precisa descansar por 8h para as fibras voltarem ao tamanho normal e passará pelo processo de abertura e batedores para limpeza e início do alinhamento das fibras.

Após o algodão chegar na fábrica e estar fisicamente limpo, ele vai passar para as cardas, onde tem suas fibras emparelhadas e alongadas para depois ir para os “passadores”. Nos passadores, a fibra é estirada, criando um alinhamento entre elas. Isso gera um melhor aproveitamento das fibras garantindo mais qualidade ao fio!

Depois tem a hora mais esperada, o primeiro passo para virar um fio. É na “maçaroqueira” onde aquela “fita de algodão” é transformada em um pavio, nessa etapa ele já ganha uma leve torcida nas fibras, preparando o fio para o próximo passo: os “filatórios”, através de muita torção e “estiragem” se transforma em fio. O famoso fio singelo, o início de muitas criações. 

Uma pausa para nos questionarmos: Já conseguiu imaginar quantos detalhes são feitos até chegar o fio pronto em nossas mãos?

Bom, vamos lá! Agora que eles já estão com o fio singelo pronto, chegou a hora de binar e retorcer os cabos para dar forma ao fio Barroco Natural. Esse processo se faz na “retorcedeira” onde vários cabos se entrelaçam, dando vida ao fio do jeito que conhecemos. 

PISCINAS DE BARROCO NATURAL! A mágica aconteceu e novelo da @circuloprodutos tomou forma. O fio depois de binado e retorcido a 6 cabos de título 4, agora foi para “noveleira”, a máquina que faz o enovelamento, deixando o fio no formato que encontramos na loja.

Mas para por aí? Claro que não! Depois o novelo vai para as “rotuladeiras” máquina que coloca o “label” ou a “faixa com rótulo”. Agora sim é só preparar a embalagem e distribuir vários para a Lã Formosa vender pra vocês de montão!

Gostaram de saber mais sobre os processos do fio? Comenta pra gente saber!

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment